Este blog abre caminho para uma interação entre aquelas pessoas que estão sempre antenadas ao novo e moderno.

terça-feira, 13 de março de 2007

Universo das Redes

http://images.apple.com/br/quicktime/technologies/3gpp/images/3goverview_052605.jpg

O ciberespaço e o virtual...
O ciberespaço é um ambiente de ampla comunicação entre os indivíduos conectados em rede. Seja através de computador, celular, telefone, ou outro meio. Assim, permite que o usuário troque informações sem grande dificuldade.

O termo “cyberespaço” foi projetado por um escritor canadense de ficção científica William Gibson, em 1984 no seu livro Neuromancer.
O filósofo Pierre Lery, coloca o ciberespaço como uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação “universal” sem “totalidade”. Possibilitando aos navegantes um modelo interativo de comunicação. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o Levy não descarta outras mídias, mas ressalta a internet, já que esta “reuni” um número maior de tecnologias.
É mais interessante por ser digital, com hipertextos, “tudo” instantaneamente, permitindo uma interação com o meio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/pierre.
É um universo de informação virtual. Um meio hiper rápido, que recebe e repassa a informação quase que imediatamente.

MAS E O VIRTUAL? ONDE ENTRA NESSA HISTÓRIA?
O virtual tem sua base no real.
Segundo o próprio Levy, o virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto, à concretização “efetiva ou formal”, ou seja, é algo que não existe na forma física. Não se opões ao real, mas sim ao atual.
http://pt.wikipedia.org/wiki/virtual
Ultrapassando as barreiras de tempo e espaço, está em constante transformação. Por exemplo, o conhecimento é virtual. Todos os dias descobrimos e acrescentamos novas informações, sempre inovando e reformulando conceitos até então pré-definidos.
Se assemelha ao processo de semiose, o caminho que gera valores ao objeto, gerando inúmeras interpretações, e não necessariamente todas precisam se concretizar.
Ex: a representação de um carro, a idéia de carro, gera vários interpretantes (significações), para o intérprete(pessoa - eu), o pensamento segue diversos caminhos, mas no fim seu foco é o objeto real carro. Assim o ciberespaço é um meio virtual.
A internet, como bem ressalta Levy, é um meio em que no começo tinha suas funções "presas", e com o passar do tempo essa barreira foi sendo rompida de forma simplesmente impressionante. Nesse espaço, as limitações estão na cabeça de cada um. Seja com base em um meio eletrônico(computador) ou não(simplesmente sua mente).
Disfrutem, dessa virtualidade...

Referência:
- Slides (laboratório e multimídia) e discurssão com a Prof Kaori
- Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o
- http://pt.wikipedia.org/wiki/virtual
- http://pt.wikipedia.org/wiki/pierre

2 comentários:

juninho disse...

nossa...seu blog ta legal hein morgana!? É isso aí, gostei.
Abraços...
José Júnior

Um tanto de mim disse...

Oi, Morgana,

fui procurar o texto para ler e não achei.
Hoje te ajudo primeiro!;)
Beijos