Este blog abre caminho para uma interação entre aquelas pessoas que estão sempre antenadas ao novo e moderno.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Avatar, Imersão e Ciborgue



http://verdesmares.globo.com/recursos/news/imgs/{43FD37BE-D348-4E78-8A54-EFF88D3485E2}_kaizen390.jpg
Aqui, como nessa imagem, posso me projetar, criando um perfil totalmente novo. Com cabelos, olhos, tudo bem diferente daqui que sou. Assim "funciona" com o avatar.
Avatar é uma personalidade criada a partir das características desejadas pelo indivíduo.O "termo ´avatar´, segundo a mitologia hindu, tem o significado de uma transfiguração. Prado diz que no contexto do ciberespaço é utilizado para representar corpos virtualizados que,"incorporados" pelos usuários, muitas vezes assumem múltiplas identidades na interação propiciada pelos mundos virtuais". Posso dizer que dessa forma, é como se o avatar fosse uma outra face de alguém.

Assim, no universo da grande rede, cada um cria um novo perfil, uma forma de apresentação real ou não. Podendo fazer coisas com esse "pseudomino", que normalmente não faria. Serve como máscara, onde cada um se camufla.
É como se incorporasse um personagem, por exemplo, em uma brincadeira de criança, em que você é o bandido e seu amigo o mocinho, vocês sabem que na verdade são apenas crianças, mas recriam um mundo de tal forma onde é possível viver aquele "contexto" por alguns momentos.

Posso dizer que no avatar você idealiza uma história, criando e modificando. No caso dos atores, eles recebem o contexto que vão fazer parte e "incorporam" o personagem, expressando emoções, sentimentos e ações decorrentes de um texto pré-definido. Nesse caso, criam uma identidade fictícia. São várias adaptações sobre Romeu e Julieta, a história é a mesma, mas os ambientes, as pessoas que vão interpretar, e tudo o que envolve a produção é diferente. Ou seja, mesmo a pessoa sendo envolvida por um personagem, a forma de se posicionar perante ele eu considero um avatar.

Imersão é o contato, a interação. É onde o usuário tem a sensação que faz parte, interage, podendo até mudar a seqüência dos fatos. Um bom exemplo: videogame, nesse meio é praticamente impossível não se sentir parte integrante do jogo. Alguns se fazem tão presente que as emoções afloram, fluindo sentimentos e ações decorrentes de um simples jogo.
De acordo com os slides apresentados em sala: "o termo imersão foi introduzido recentemente nas áreas de realidade virtual e vídeo game para se referir ao modo peculiar como o sujeito "entra" ou "mergulha" dentro das imagens e sons gerados pelo computador". Nesse universo virtual, a imersão é a interação do usuário com o meio, no caso com o jogo.

Uma das definições para ciborgue seria a junção de um ser robótico com partes humanas. Um exemplo muito conhecido de "ciborgues" na ficção científica: é o Robocop. Mas existe outro caso, onde a idéia é mais simples, uma máquina como extensão do ser humano, por exemplo, homem e computador, a interação dele com a máquina e suas funções fazem parte dele, se tornando assim um ciborgue. Sua interação com o mouse fazem dele um ciborgue, já que o equipamento completa sua "limitação física."
Segundo a definição dos slides (Avatares, imersão e ciborgues). "Ao longo dos anos, o termo adquiriu uma conotação mais geral, descrevendo a dependência de seres humanos em tecnologia”.Isto complementa o meu raciocínio. Essa dependência se torna cada vez mais notável, já que o mundo se interliga através de um simples clique. Nesse caso posso dizer que o ciborgue pode ser descrito para caracterizar qualquer um que depende de um meio eletrônico, computador, celular ou outro meio, para realizar um trabalho.

A Interação. . .
Na prática, temos um avatar com relação para cada grupo de pessoas que nos cercam, nosso comportamento com os amigos, com os vizinhos, com os pais e irmãos, com o namorado, enfim, com cada um há um tratamento e posicionamento diferente, dependendo de inúmeras variantes, como: afinidades, emoções e sentimentos.
Com a imersão você interage, faz parte daquele contexto. Outro exemplo: São os Meegos, bonequinhos que você escolhe desde a cor de pele a tipo de roupa. http://www.meezone.com/Default.aspx?sid=30&tcid=1497.Esta é uma das coisas mais interessantes, que no espaço da grande rede, se pode criar personagens, onde cada um pode ser o que quiser, real ou não. Tendo disponibilizado inúmeros recursos, onde o usuário pode se camuflar, criar uma forma própria, com cores de cabelos, pele, olhos, um perfil todo personalizado.

Posso concluir que todos de uma certa forma somos ciborgues, conectados pelo mouse. Eu, você ou ele nos deparamos imersos nesse ambiente virtual, onde as emoções são vivenciadas, e a interação...
Agora não tem jeito, é INEVITÁVEL.

Bibliografia:
site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue
site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(realidade_virtual)


slides de multimídia: Imersão, avatares e ciborgues Professora Kaori Ishihara

Nenhum comentário: