Este blog abre caminho para uma interação entre aquelas pessoas que estão sempre antenadas ao novo e moderno.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Do RPG ao Second Life



http://silves.no.sapo.pt/ConcertoGuitarra.jpg

O RPG é um jogo que traz um "ambiente" esquematizado, e vale a forma como os usuários direcionam os fatos, e recriam o cenário em que se desenvolve a história, estimulando uma constante interação, onde as emoções são atiçadas de uma tal forma que afloram ações e reações do indivíduo.

"Um RPG não possui um cenário nem figurino, apenas alguns recursos - som, peças de vestuário, etc - que podem ser utilizados para aguçar a imaginação dos jogadores e facilitar o processo de imersão, sendo este regime basicamente provocado pelo discurso dos partipantes e de que for "mestrar" a aventura". Slide de Multimídia.

Sendo assim, o interesse em continuar o jogo depende de como o mestre vai conduzir a trama, se ele for muito bom ele cria um meio de imersão. Há um esforço da pessoa em envolver os outros a partiparem. Criando um ambiente estimulativo.
Como "não há" um cenário, as ações dos personagens é que envolve os jogadores, que criam seus avatares, isto porque você imagina todo o contexto, mudando o ambiente como o desenrolar da história. Esse poder de criação faz parte do ser humano, você incorpora hora barbie, hora a fadinha, o bandido, o lobo mau, enfim o limite está na imaginação de cada um.

Os MMOs são jogos virtuais, que sugiram na rede, a partir dos RPGs. RPG é um jogo de estratégia e imaginação, em que os jogadores interpretam diferentes personagens em diferentes mundos, vivendo aventuras e superando desafios de acordo com as regras descritas no sistema escolhido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo)
Milhares de jogadores se divertindo pela internet, tecnologia consolidada. Essa evolução chama-se MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) e são jogos do tipo RPG que reúnem multidões numa mesma partida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_on-line

A Wikipédia define o “second life é um simulador da vida real ou também um MMO, em um mundo virtual totalmente em 3D, onde os limites de interação com o game vão além da criatividade. Nele, além de interagir os jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios ou até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life .

Second Life traz um ambiente cotidiano, o aqui, o hoje. Onde você pode ser o que quiser e melhor como quiser. Um universo recriado por qualquer um. O jogo lhe permite fazer o que tiver vontade, quando e como achar melhor.
Sendo possível, que um grupo de empresários, criem um ambiente onde poderão se conectar e comunicar entre si, "todos" dentro do game, sem a necessidade de estar ali fisicamente.

A exemplo desses grupos temos: Multinacionais com IBM, MTV e Reuters, por exemplo, abriram escritórios dentro do Second Life em inglês, que tem uma economia e moeda próprias. O que torna o Second Life uma febre, não apenas que o avatar lhe permite, mas sim pela facilidade de ganhar dinheiro uma vez que existe uma moeda corrente no universo do Second Life.


Ainda segundo a wikipedia, Há inúmeras maneiras de se obter uma fonte de renda: você pode criar objetos, construir imóveis, desenvolver acessórios para os avatares, trabalhar para outros avatares e muito mais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life.
Isto apenas por criar e simular a realidade e colocar na rede, já vale dinheiro.

Mas o interesse é...
As empresas, em suas estratégias de marketing e a busca de mercados, direcionam suas atenções para as possíveis fontes de rendimentos, já que isto é o que abarca o mundo capitalista.

O iG, empresa de Internet da Brasil Telecom, anunciou que no final de 2007 lança uma versão em português do jogo on-line, aqui o game terá cenários virtuais do Brasil como o morro de Pão de açúcar, no Rio de Janeiro. "O interesse do iG (no Second Life) é estratégico. O iG acredita que jogos são uma das principais motivações das pessoas no mundo on-line e para que a indústria de entretenimento mas vai crescer nos próximos anos". Disse Alexandre Barreto, diretor de conteúdo do IG.
Esse é o pensamento e atitudes das empresas que vivem desse meio virtual. O iG, já está direcionando suas atenções para o que vai dar certo daqui a muito pouco tempo. Para mais informações sobre o assunto acesse:
http://z001.ig.com.br/ig/34/51/968883/blig/seconlife/
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2006/12/04/ult3949u547.jhtm

Diante de tantas informações sobre a evolução desse mundo virtual e das probabilidades do mercado, percebo que as tecnologias estão ampliando cada vez mais a visão das empresas com relação ao sistema informatizado o aperfeiçoamentos digitais. Facilitando a comunicação de uma forma geral e um maior contato, sendo com os meus amigos ou mesmo com um grupo de empresários, isto através de um jogo de computador.
Confira o link: http://www.zquatro.com/site.html

Bibliografia:


http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2006/12/04/ult3949u547.jhtm
http://z001.ig.com.br/ig/34/51/968883/blig/secondlife/
http://wikipedia.org.wiki/second_life
slides de multimídia Professora Kaori Ishihara (RBG e Second Life).


Um comentário:

Ana Flávia Carmo disse...

Oi amiga, gostei de seu comentário sobre as empresas.. elas não perdem tempo mesmo, é só surgir uma brecha que elas logo arrumam uma forma de lucrar ainda mais! PArebéns por seu texto. Beijos.