Este blog abre caminho para uma interação entre aquelas pessoas que estão sempre antenadas ao novo e moderno.

quinta-feira, 8 de março de 2007

E essa tal de Web 2.0?


http://medias.lemonde.fr/mmpub/edt/ill/2006/06/14/h_9_ill_783627_web2.0.jpg


O que é?
É um conjunto de sites e/ou serviços que possibilitam uma constante interação entre os usuários, favorecendo a troca de informações. Assim há um compartilhamento de fatos, idéias, pensamentos e experiências online.

Interação...
Na Internet os usuários estão presentes em comentários, fóruns, lista de discussões, blogs e fotologs, comunidades, grupos, sites participativos, no YouTube (
http://www.youtube.com/), na própria Wikipedia. Os consumidores utilizam todas as ferramentas disponíveis (Messenger, sites, blogs, e-mails, messagens, celulares, etc.) para divulgar, sobretudo, suas experiências pessoais e opiniões em relação a produtos, serviços, marcas, empresas, notícias.

Assim funciona a chamada web 2.0.

Folha ONLINE
"O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web - tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.

A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo."

Segundo a folha online de São Paulo, (http://www.folha.uol.com.br/), foi desenvolvido um glossário com alguns termos:
- AdSense – Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho. Sendo assim, cria atrativos para um determinado site, e a cada acesso corresponde a um valor pré-definido.
- Ájax – Um pacote amplo de tecnologias usado a fim de criar aplicativos interativos para a web. Funciona como um sistema de programação. Com várias tecnologias trabalhando juntas.
- Blogs – De baixo custo para publicação na web e disponível para milhares de usuários. Sendo possível publicar conteúdos e informações diversas permitindo uma interação à assuntos “pré-definidos” pelo escrevendo.
- Wikis – Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Mais conhecida e denominada como “enciclopédia”, podendo auxiliar e facilitar informações entre determinados grupos em torno de um assunto. (
www.wikipedia.org/wiki/web2.0)
Mais detalhes no site:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml
A web 2.0 viabiliza uma maior integração entre os variados meios, associando tecnologia e usuário. Como foi exemplicado, os tipos e formas de comunicação são diversos. Agora mesmo você está a bordo de um meio de informação sobre este grande universo virtual.

Referência:
- Artigo (Internet versão 2.0), de Guilherme Felitti - 10/10/2005 - 18h32, pesquisado no dia 05/03/2007.
- Artigo (Tutorial: Entenda a web 2.0), de Júlio Preuss dia 02/01/2007 – 14h47, pesquisado dia 05/03/2007.

Nenhum comentário: